Pesquisar este blog

sábado, 1 de janeiro de 2011

BERÇO SELVAGEM - 1949

Cena do filme "Berço Selvagem"

            Incentivado pelos amigos, Gabriel resolve fazer seu primeiro filme “Berço Selvagem”, em 1949 (16mm, preto e branco). Vai nesse mesmo ano ao Rio de Janeiro, onde adquire na Mesbla um filme documento sobre a África, e após procurar as locações que mais se assemelhassem à realidade africana, num trabalho cuidadoso e artesanal, intercala imagens da África Selvagem com as belas paisagens de São Lourenço.
            Escrever a história, roteiro, escolher atores, locações, figurinos, filmar, além de muitas vezes atuar, tudo era responsabilidade de Gabriel.
Rubens Lopes Guimarães, "Binho"

            Uma coisa é inegável: o apoio constante dos amigos, que sempre estavam dispostos a ajudá-lo, foi fator determinante no sucesso dos resultados. As dificuldades eram muitas, a começar pela obtenção dos filmes. Era uma época difícil. Se hoje em dia o apoio a arte é falho, o que dizer de faze-lo a 61 anos atrás?
            Mas isso não foi problema para nosso cineasta. Sua determinação ia além dos limites impostos pelas dificuldades.
Binho e Jayme Cavalcanti

            Munido de uma simples filmadora, passou para o celulóide o talento inato que possuía, permitindo com isso que não apenas ele, mas todos da cidade, compartilhassem suas idéias, que outrora abstratas agora se concretizavam em 16mm.
Paulinho Silva, Jayme Cavalcanti e Roberto de Barros

            Neste primeiro filme, que conta a história de uma expedição que parte da África à procura de um jovem desaparecido, podemos observar o quanto podem ser bons os resultados obtidos quando a amizade e a dedicação estão presentes.
            Após uma série de contratempos, alguns membros da expedição são aprisionados por uma tribo nômade, sendo posteriormente salvos por Tarzan (Rubens Lopes Guimarães, o Binho), por quem a mocinha (Helena Lacerda) acaba se apaixonando, negando-se a voltar com os expedicionários.
Cena do filme "Berço Selvagem"

Elenco:

Rubens Lopes Guimarães
Helena Lacerda
Celso Ferrer de Andrade
Jayme Cavalcanti
Carlos Ferrer de Andrade
Paulinho Barros
Germano Moreira
Geraldo Mendes Pinto
Eduardo Mendes Pinto
Ronan Alencar
Paulo Roberto Silva
Roberto de Barros
Wanda Marques
Edna F. de Andrade
Benedito M. Pinto
Larry Ferrer
Gabriel Ferrer e outros no papel de índios.

Duração: 28 minutos
Carlos de Andrade e Jayme Cavalcanti


Assista o vídeo:

Parte 1




Nenhum comentário:

Postar um comentário